quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Coldplay

O quarteto formado por Chris Martin (piano e voz), Jonny Buckland (guitarra), Guy Berryman (baixo) e Will Champion (bateria) é mais uma das bandas produto de universidades. Martin e Buckland se conheceram em 1996, logo nos primeiros dias de aula na University College London. Da amizade, surgiu o núcleo do que viria a ser o Coldplay. Logo depois Berryman se juntou aos dois e o trio se apresentava como Pectoralz. E finalmente se tornou Coldplay com a entrada de Will Champion, em 1998, que aprendeu a tocar bateria só para entrar no grupo. A banda já fez show na América do Sul, incluindo o Brasil, onde apresentou as canções de Rush of Blood to the Head. Pode-se dizer que a filosofia do grupo segue aquela pregada, já há bastante tempo, por Bono e o U2: rock a serviço de causas nobres liderado por roqueiros bonzinhos, que não abre mão da veia política (protesta publicamente contra o G7 e é “garoto-propaganda” da Made Trade Fair, organização que luta contra o fim da exploração econômico-social do terceiro mundo promovida pelos tubarões que integram o mesmo G7). Chris Martin é o exemplo perfeito desse modelo, apesar de ser um dos alvos preferidos dos tablóides britânicos, por causa de seu casamento com a atriz Gwyneth Paltrow, já revelou em entrevistas recentes, que não se aborrece mais com o assunto. O Coldplay prepara agora músicas para seu quarto álbum, que ainda não tem previsão de lançamento (por volta de fevereiro ou março de 2008).

A Rush Of Blood To The Head (2002)

O sucesso de Parachutes criou grande expectativa diante da chegada de Rush of Bloood. Os fãs, no entanto, não se decepcionaram. Com o selo Capitol, da EMI, o Coldplay lança o seu segundo trabalho de estúdio, A Rush of Blood to the Head, em 2002. O álbum, que foi considerado como um amadurecimento musical por parte do grupo, recebeu melhores críticas e vendeu mais cópias do que o anterior, confirmando que o Coldplay é uma banda de peso. A Rush Of Blood To The Head concerteza é um disco essencial para quem acha que a música é o melhor veículo para a transmissão de sentimentos universais e provocar em cada um uma grande rebordosa emocional.
"Mas, mesmo assim, eu gostaria que cada um de vocês levasse um pouco do que eu senti, sinto e ainda vou sentir cada vez que ouço esse disco. Em um dia, apenas carinho. Em outro, companhia para a solidão. Hoje, a trilha sonora do meu coração. Amanhã, a forma de estar mais perto de quem me faz feliz."*

Faixas:

1. "Politik"
2. "In My Place"
3. "God Put A Smile Upon Your Face"
4. "The Scientist"
5. "Clocks"
6. "Daylight"
7. "Green Eyes"
8. "Warning Sign"
9. "A Whisper"
10. "A Rush Of Blood To The Head"
11. "Amsterdam"
Fonte:
Wikipedia, Bacana e *Whiplash


X&Y (2005)

Muitos são os críticos que torcem o nariz para o som do Coldplay, citando-os como simples cópias de U2, ou mesmo do New Order, mas o fato é que X&Y certamente esvaziará esses comentários e por uma razão bem simples: o Coldplay está em excelente forma, o álbum é bom, está vendendo muito bem, está no topo das paradas de todo o mundo e sim, já produziram suas crias, Keane e Thirteen Senses por exemplo. Mas, acima de tudo, o que conta mesmo é que os fãs amaram as canções de Chris Martin que abordam basicamente temas como esperança, amor e medo. Lançado em junho de 2005, o álbum é o terceiro da banda e foi o mais vendido daquele ano, com 8,3 milhões de cópias vendidas em todo mundo. Apesar de ter recebido algumas críticas que o colocavam como uma cópia do disco anterior, a resposta do público para o trabalho foi imediata. Speed of Sound é, disparada, a melhor (ou mais comercial?) faixa do disco, talvez porque busque a velha fórmula da bateria de Clocks e Daylight. Por isso pode ter sido escolhida como o primeiro single. Apesar da eterna comparação com Radiohead, a banda sempre teve uma identidade superforte, reforçada pela voz inconfundível de Chris Marthin. Felizmente nada mudou em X&Y. Letras lindas, melodias bacanas, alternando entre baladas e canções mais rapidinhas.
"Diz a lenda que um excelente e bem sucedido terceiro álbum é um passo fundamental para sedimentar a carreira de uma banda pelos próximos 20 anos. Se isso for verdade, o Coldplay já garantiu sua passagem para a história do Rock’n’Roll e talvez, daqui a 20 anos, os jovens fãs de hoje se lembrarão de X&Y com o mesmo carinho que os fãs hoje “quarentões” se lembram de War, o terceiro álbum do U2 de 1983. Que assim seja."*

Faixas:

1. "Square One"
2. "What If"
3. "White Shadows"
4. "Fix You"
5. "Talk"
6. "X&Y"
7. "Speed of Sound"
8. "A Message"
9. "Low"
10. "The Hardest Part"
11. "Swallowed In The Sea"
12. "Twisted Logic"
13. "'Til Kingdom Come" (música escondida)
Fonte:
Wikipedia, *Territótio Terra e Sobrecarga

Nenhum comentário: