terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Jamie Cullum


Injustamente pouco conhecido por aqui, Jamie Cullum é um cantor de Jazz contemporêneo inglês que está sendo considerado uma referência na recriação desse gênero musical. Embora seja um músico principalmente baseado no Jazz, ele é considerado um crossover de estilos, ou seja, é como uma mistura de estilos baseado num só. Por exemplo, o seu primeiro álbum é bastante Jazz enquanto que o segundo já contém um pouco da cultura Pop. Já lançou três álbuns, Pointless Nostalgic, Twentysomething e Catching Tales, este último sendo o mais 'Pop' de todos, onde faz sucesso na Europa e na Ásia. Ele começou a ser reconhecido no Brasil devido às faixas What a Difference a Day Made, trilha da novela Da Cor do Pecado, e Mind Trick, música que estava presente na trilha da novela Belíssima, posteriormente, sua música Our Day Will Come foi selecionada para a trilha de Páginas da Vida.
"Deixo-vos agora uma opinião pessoal acerca do Jamie pois tive a honra de assistir ao seu concerto no Cool Jazz Fest 2005 em Cascais: sou sincero, não costumo ir a muitos concertos mas tenho a certeza que melhor concerto que aquele não deve haver. Ele toca piano, ele faz malabarismo, ele usa o piano como tambor, ele corre, salta, manda piadas, canta músicas que não são dos álbuns dele. Basicamente, ele gosta daquilo e faz com que os outros também gostem. Eu adorei o concerto e nunca me hei-de esquecer do dia 27 de Julho de 2005."


TwentySomething (2003)

Em outubro de 2003, Jamie Cullum lança o seu terceiro álbum, TwentySomething, que foi Platina e viria a ser o nº 1 nas paradas do Reino Unido. O álbum, comparando com Catching Tales, tende para o lado do Jazz, e contém vários originais escritos por Jamie, como All At Sea, TwentySomething, e Next Year, Baby, assim como covers bastante interessantes, por exemplo, High And Dry do Radiohead, Lover, You Should’ve Come Over de Jeff Buckley ou mesmo uma música de um estilo um pouco diferente, Frontin de Pharrell Williams. O álbum de estréia com a Universal Music é uma genial mistura de famosas canções de jazz com melodias contemporâneas e baladas irresistíveis. A genialidade deste trabalho faz com que Jamie Cullum seja igualmente reverenciado pelo tradicional público de Jazz e pelo mais que exigente público adolescente. Aos VINTEPOUCOSANOS, Jamie Cullum já entendeu que é jovem bastante para não se preocupar com distinções rígidas, e velho o suficiente para perceber as infinitas possibilidades da Música.

Faixas:

1. What a Difference a Day Made

2. These Are the Days
3. Singing in the Rain
4. Twentysomething

5. But For Now
6. Old Devil Moon
7. I Could Have Danced All Night
8. Blame it on My Youth
9. I Get A Kick Out of You
10. All at Sea
11. Wind Cries Mary
12. Lover, You Should Have Come Over
13. It's About Time

14. Next Year Baby

Fonte:
Wikipedia, Coiso e LojaWWW.

Catching Tales (2005)


Catching Tales
é o terceiro e mais
recente álbum do cantor, foi produzido por Stewart Levine, o mesmo que produziu o seu CD anterior. O álbum traz canções com arranjos especiais, que misturam o pop e Jazz com uma dosagem de hip rock, eletrônico, blues e rock. A essência do disco vai além da busca por novas sonoridades, é a prova da vocação de Cullum como compositor. Das 14 canções, dez são próprias. Duas são standards da música americana e outras duas de parceiros.
"Catching Tales é a entrada, prato principal, sobremesa e cafezinho. O nome do chef, voilà, é o do britânico Jamie Cullum. Não temam azia, o jovem é bom no que faz. Talento nas mãos, seja ao piano ou escrevendo suas canções, Jamie reinventa pratos já conhecidos e introduz novidades jazzísticas fresquinhas e saborosas."*

Faixas:

1. Get Your Way

2. London Skies
3. Photograph
4. I Only Have Eyes For You
5. Nothing I Do
6. Mind Trick
7. 21st Century Kid
8. I'm Glad There Is You
9. Oh God
10. Catch The Sun
11. 7 Days To Change Your Life
12. Our Day Will Come
13. Back To The Ground
14. Fascinating Rhythm
15. My Yard

Fonte:
*Pílula Pop, Clube De Jazz, Wikipedia e Território Terra.

Nenhum comentário: