segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Foo Fighters


Vou começar o blog postando dois albuns de uma das minhas bandas preferidas, formada por Dave Grohl, que era baterista da banda grunge Nirvana, um anos após a morte de Kurt Kobain. A banda ainda é composta pelo baixista Nate Mendel, pelo baterista Taylor Hawkins, e pelo guitarrista Chris Shiflett, mantendo essa formação desde 1999.

In Your Honor (2005)

"Um álbum duplo, quase político. É o que menos se esperava do Foo Fighters, banda cuja marca são canções rápidas, enérgicas, imediatas e sem preocupação em encampar mensagens e protestos." É assim que começa a crítica de Thiago Ney, da FolhaOnline, sobre o quinto álbum da banda, que é composto por dois CDs, um de estúdio e outro acústico. As críticas sobre este álbum são variadas, muitos acham que a clara tentativa de Dave Grohl de mudar os rumos da banda foi um fracasso, outros já dizem que este álbum simplismnte não acrescenta nada de novo à banda que é conhecida por seu rock com letras grudentas, em que já chegaram a dizer que Grohl usa uma "fórmula" de sucesso em suas músicas. Mas apesar de tudo, In Your Honor é um CD roqueiro, diferente, variado e divertido. Mas, acima de tudo, é um disco legal, e pronto, com um estilo diferente, sempre surpreendendo, e o principal: com letras que grudam facilmente na cabeça.

Faixas:

CD 1 (Estúdio)
1. In Your Honor
2. No Way Back
3. Best of You
4. D.O.A.
5. Hell
6. The Last Song
7. Free Me
8. Resolve
9. The Deepest Blues Are Black
10. End Over End

CD 2 (Acústico)
1. Still
2. What If I Do?
3. Miracle
4. Another Round
5. Friend of a Friend
6. Over and Out
7. On the Mend
8. Virginia Moon (feat. Norah Jones)
9. Cold Day in the Sun
10. Razor (feat. Josh Homme do QOTSA)

Fonte:
Wikipedia, ZeroZen e DiárioDigital.

Echoes, Silence Patience and Grace (2007)

É incrível como passados 14 anos da morte de Kurt Kobain, os fantasmas de "grande baterista do Nirvana" ainda assustem Dave Grohl. Na tentativa de se livrar de vez dessa imagem, surge o ótimo álbum Echoes, Silence, Patience & Grace, o mais recente da banda, com uma faixa dedicada ao seu ex-companheiro de banda: "Let It Die". Com um hit já tocando em tudo que é lugar, "The Pretender" se destaca pela letra meio triste, pela bateria potente de Taylor Hawkins e os gritos de Dave Grohl. Outra música interessante é a instrumental “The Ballad of the Beaconsfield Miners”, que homenageia os mineiros australianos que ficaram presos por duas semanas esperarando o socorro ouvindo Foo Fighters. "Echoes, Silence, Patience and Grace serviu para mostrar um novo Foo Fighters. Uma banda que quer se renovar, mas anda meio perdida em seu projeto. As influências que tem cercado Dave musicalmente são realmente boas, e pela inteligência do front-man, um fabuloso sucessor do segundo álbum pode estar por vir."

Faixas:
1. "The Pretender"
2. "Let It Die"
3. "Erase/Replace"
4. "Long Road to Ruin"
5. "Come Alive"
6. "Stranger Things Have Happened"
7. "Cheer Up, Boys (Your Make-Up Is Running)"
8. "Summer's End"
9. "The Ballad of the Beaconsfield Miners"
10. "Statues"
11. "But, Honestly"
12. "Home"
13. "Once & For All (Demo) [iTunes Pre-Order Only]"
14. "Seda [iTunes Bonus Track]"

Nenhum comentário: